SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// Sincomerciários participa de reunião na DAE sobre evento sustentável em Jundiaí //

Publicada em 14/05/2025

Sincomerciários participa de reunião na DAE sobre evento sustentável em Jundiaí

Maior evento latino-americano pré-COP30 deve acontecer este ano no Parque da Uva

 

Na manhã desta quarta-feira, 14, a diretora do Sindicato dos Comerciários de Jundiaí e Região, Fernanda A. Penha, membro suplente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, participou de um encontro na sede da DAE, para debater a Expo ESG, evento previsto para acontecer de 11 a 14 de setembro deste ano, no Parque da Uva.

 

Realizado pela Prefeitura de Jundiaí, em parceria com a iniciativa privada e outras instituições importantes da Cidade, como a 2i2, a exposição deve reunir empresários, ativistas ambientais, especialistas e gestores governamentais para engajar a cultura alinhada à pauta sustentável no mundo. Os organizadores estão buscando apoio e parcerias para a realização do evento, que será gratuito.

 

Entre as autoridades, estavam presentes no encontro desta manhã o Prefeito Gustavo Martinelli; o Deputado Estadual Alex Madureira; o vereador Juninho Adilson; o gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Humberto Cereser; o presidente da DAE, Luiz Roberto Del Gelmo; e a Dirigente Regional de Ensino, Valdete Melo.

 

Expo ESG em Jundiaí

 

Em sua fala durante a abertura, o prefeito disse que está entusiasmado com a realização do evento na cidade. Segundo ele, “trazer a exposição para Jundiaí significa incluí-la no mapa das regiões alinhadas ao desenvolvimento sustentável global, a começar na educação, que já adota tais práticas com reflexos positivos nas escolas”.

 

Impactos

 

ESG significa "Environmental, Social, and Governance", em português, Ambiental, Social e Governança. A sigla refere-se a um conjunto de práticas e critérios utilizados para avaliar o desempenho de uma empresa em relação a seus impactos no meio ambiente, na sociedade e em sua própria gestão.

 

- Envolve a avaliação das práticas da empresa em relação ao meio ambiente, como emissões de carbono, gestão de resíduos, uso de recursos naturais, consumo de energia e impactos ambientais de seus processos.

 

- Avalia as relações da empresa com a sociedade, incluindo questões como direitos humanos, direitos trabalhistas, diversidade e inclusão, segurança dos produtos, saúde e bem-estar dos funcionários e relacionamento com a comunidade.

 

- Analisa as práticas de gestão interna da empresa, incluindo a transparência, a ética, a responsabilidade corporativa, a estrutura de governança, a remuneração da alta gestão e a proteção dos acionistas.

 

Relevância

 

- Muitos investidores estão buscando empresas que demonstrem bom desempenho em ESG, pois consideram que essas empresas são mais resilientes e sustentáveis a longo prazo.

 

- Os consumidores também estão mais atentos ao impacto social e ambiental das empresas, buscando produtos e serviços de empresas que se preocupam com a sustentabilidade e com a sociedade.

 

- Cada vez mais, as empresas estão sendo incentivadas a adotar práticas ESG, seja por meio de regulamentações específicas ou por meio de pressão social.

 

- A adoção de práticas ESG pode trazer benefícios para a empresa, como redução de riscos, aumento da eficiência, melhoria da imagem e atração de talentos.