Publicada em 10/04/2025
Evento realizado pelo Cerest trouxe temas relacionados ao ambiente de trabalho diante das temperaturas extremas
Na tarde desta quarta-feira (9), a diretora de Esportes e Lazer do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Elisângela Borges, participou da Audiência Coletiva com o tema “Gestão da Saúde e Segurança do Trabalhador e da Trabalhadora em face dos impactos advindos das mudanças climáticas”, realizada no Paço Municipal de Jundiaí.
Além de representar o Sincomerciários, Elisângela também esteve presente na condição de conselheira do Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, entidade responsável pelo evento, reforçando sua atuação em defesa da saúde e da segurança da classe trabalhadora. Ela esteve acompanhada por advogados do setor jurídico coletivo do Sindicato.
Estavam presentes representantes da sociedade civil, empresários, membros da Prefeitura de Jundiaí, do Ministério Público do Trabalho, entre outras autoridades e instituições comprometidas com a saúde ocupacional e o meio ambiente de trabalho.
Destaques
Durante a audiência, foram discutidos os impactos das mudanças climáticas nas condições de trabalho, especialmente com relação à exposição dos trabalhadores a situações extremas, como as ondas de calor que têm se tornado cada vez mais frequentes. As falas destacaram a urgência na adoção de medidas preventivas e estratégias que promovam ambientes laborais mais seguros, saudáveis e sustentáveis.
Entre os objetivos do evento, destacou-se a importância de envolver empresas, sindicatos, o sistema S (SESC, SENAC, SEBRAE, entre outros) e demais instituições como agentes multiplicadores do tema, incentivando ações concretas que possam ser aplicadas antes da chegada das próximas ondas de calor e demais eventos climáticos extremos.
A procuradora do Trabalho e integrante do Codemat – Coordenadoria Nacional de Defesa ao Meio Ambiente de Trabalho, Dra. Luana Lima Duarte Vieira, trouxe importantes reflexões sobre o papel das instituições públicas e privadas na construção de soluções sustentáveis para garantir a saúde dos trabalhadores.
O estudo que embasou os debates foi desenvolvido em conjunto pelos Cerests de Jundiaí e de Campinas, apresentando dados relevantes e propostas de ações para o enfrentamento destes novos desafios.
“A participação do Sincomerciários reitera o nosso compromisso com a promoção de ambientes laborais mais seguros e a construção de políticas públicas voltadas à proteção da categoria comerciária frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas”, comentou a diretora Lia.