SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// Agosto Lilás 2024: Sindicato acolhe comerciárias da região //

Publicada em 06/08/2024

Agosto Lilás 2024: Sindicato acolhe comerciárias da região

Por Milton de Araújo*

 

Associado à Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), que neste mês completa 18 anos, agosto é o mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, lembrado pela cor lilás. Durante este período, campanhas são realizadas em todo País, como o tradicional acendimento das luzes do Congresso Nacional na cor lilás, onde estão previstas diversas atividades a serem realizadas.

 

Em Jundiaí, o Sindicato dos Comerciários oferece acolhimento às trabalhadoras por meio da Secretaria da Mulher, lançada recentemente, que dispõe de um grupo de apoio composto por gestoras, advogadas e psicólogas. Atende vítimas de assédio moral no trabalho, e se prontifica, inclusive, a atender mulheres que estejam passando por problemas relativos à violência doméstica, entre outras questões.

 

A nossa maior preocupação, além de garantir seus direitos, é assegurar que a mulher comerciária consiga exercer sua função com respeito e dignidade, evitando que ela passe por situações de assédio no trabalho e, caso seja vítima de violência doméstica, encontre, no Sindicato, apoio e acolhimento, pois sabemos que esse tipo de abuso implica, principalmente, em sua rotina profissional.

 

Com muito cuidado e discrição, a Secretaria da Mulher oferece acolhimento de forma segura e sigilosa, em uma sala reservada, na sede do Sindicato, à Rua Prudente de Moraes, 377, 2º andar. Para receber atendimento, é preciso agendar um horário pelo telefone (11) 4588-2322. As identidades são mantidas no mais absoluto sigilo.

 

Nossa categoria é composta majoritariamente por mulheres, por isso, é nosso dever estar atento às suas necessidades, defendendo seus direitos nas nossas Convenções Coletivas de Trabalho, com cláusulas exclusivas em apoio à mãe comerciária, à estudante, à gestante, e das formas que melhor atender às suas demandas enquanto mães, esposas, profissionais.

 

Estamos juntos nesta luta, em defesa da mulher, contra a violência e o assédio.