Publicada em 30/04/2025
Por Luiz Carlos Motta
As celebrações ao 1º de Maio permitem ao movimento sindical comerciário paulista reafirmar as suas justas reivindicações por emprego formal, salário com poder de compra, manutenção de direitos, segurança e saúde (inclusive mental), das trabalhadoras e dos trabalhadores. Igualmente, o Dia do Trabalho nos une e nos fortalece para exercermos, cada vez mais, o chamado Sindicalismo-Cidadão. Ou seja: a prática de ações que transpõem o sindicalismo e que hoje estão consolidadas nas bases territoriais dos 72 Sindicatos Filiados à Federação. O exemplificam a construção de 14 mil casas no Estado pela Cooperativa Habitacional da Federação, a instalação de creches e a promoção de cursos de capacitação profissional.
Avaré
No ano em que a Fecomerciários comemora 86 anos de fundação (celebrados em 9 de abril), os mais de 2,5 milhões de comerciários e práticos de farmácia que representamos no Estado comemoram o Dia do Trabalho nas respectivas bases territoriais dos Sincomerciários e Sinprafarmas Filiados à Fecomerciários que, por sua vez, prepara a quarta edição do 1º de Maio dos Comerciários. O maior Dia do Trabalho do Brasil vai reunir cerca de quatro mil trabalhadoras e trabalhadores de uma única categoria num único lugar. É com este elenco federativo, comerciários e práticos de farmácia que estaremos no Eco Blue Acqua Park, o único Parque Aquático mantido pelo sindicalismo brasileiro, localizado na Estância Turística de Avaré e mantido pela Federação.
União
Em torno do tema “Unidos Somos Fortes!”, vamos aliar momentos de reflexão com o merecido lazer à categoria que mais trabalha no Brasil. Faremos reflexões sobre as justas reivindicações comerciárias, destacando que precisamos de Sindicatos e Convenções Coletivas de Trabalho valorizadas para avançarmos na nossa luta por conquistas econômicas e sociais! Essas reflexões vão unificar e fortalecer o sindicalismo comerciário paulista e também darão suporte às minhas ações enquanto Deputado Federal. O meu trabalho em Brasília ganha forças quanto mais fortes os Sindicatos forem. Nosso papel é resistir a quaisquer tentativas de desmonte dos Sindicatos e a consequente retirada de direitos da classe trabalhadora. Sim, esta quarta edição do 1º de Maio dos Comerciários tem a missão de resistir e potencializar o atendimento das nossas reivindicações por melhores condições de trabalho e de vida para os comerciários e práticos de farmácia paulistas, com emprego, salário, direitos, segurança e saúde. Sigamos juntos pela valorização das entidades sindicais e pelo fortalecimento das Convenções Coletivas. O 1º de Maio nos unifica!
Luiz Carlos Motta
Presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal