SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// SINCOMERCIÁRIOS DE JUNDIAÍ COMEMORA O 8 DE MARÇO COM A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DA MULHER //

Publicada em 08/03/2024

SINCOMERCIÁRIOS DE JUNDIAÍ COMEMORA O 8 DE MARÇO COM A CRIAÇÃO DA SECRETARIA DA MULHER

Lançamento reforça combate ao desrespeito à trabalhadora

 

Preocupada em ampliar o seu campo de atuação em defesa das trabalhadoras, a Diretoria do Sincomerciários de Jundiaí, liderada por Milton de Araújo, aproveita o Dia da Mulher (8/03) e lança a Secretaria da Mulher da entidade. A assessoria jurídica é de responsabilidade da Dra. Maria Angélica Campanhier e o objetivo, incrementar o combate a toda e qualquer forma de desrespeito, discriminação e assédio às comerciárias nos locais de trabalho, seja por parte de superiores ou funcionários.  

 

Assistência

 

A nova Secretaria vai ser coordenada pela diretora Elisângela Borges. Com ela, uma equipe de profissionais capacitados para prestar assistência às trabalhadoras denunciantes. Trabalhos de conscientização e prevenção também fazem parte da agenda da Secretaria. Tais como:

 

1) Realização de encontros, palestras e afins.

2) Distribuição de materiais informativos, como cartilhas (impressos e digitais).

3) Campanhas periódicas para informar as comerciárias sobre as ações da Secretaria.

 

Motta

 

A Secretaria é inédita junto aos 72 Sindicatos Filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), cujo presidente, Luiz Carlos Motta, apoia a iniciativa. Ele diz: “O Sindicato e as trabalhadoras se organizam ainda mais com a criação de uma Secretaria focada, exclusivamente, no atendimento às causas femininas!”.

 

Milton

 

Já o presidente Milton frisa: “Mulher é maioria nos postos de trabalho no comércio. Infelizmente, muitas sofrem toda espécie de desrespeito, contra o qual sempre lutamos. Agora, com esta Secretaria histórica, vamos potencializar as nossas lutas por dignidade à mulher!”.

 

Bem-estar e segurança

 

O bem-estar e a segurança das trabalhadoras da base territorial de Jundiaí vão contar com canais de denúncias sigilosos para ouvi-las, acolhê-las e dar os devidos encaminhamentos ao que for relatado, por meio de diretoras e profissionais capacitados.  Exemplos: advogadas e psicólogas. Milton sublinha: “Estão previstas parcerias com órgãos públicos para esse fim!”.

 

Atendimento

 

Sede do Sindicato: Rua Prudente de Moraes, 377, Centro, Jundiaí. Informações pelo telefone (11) 4588-2322.