SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// Renovação e Fortalecimento //

Publicada em 01/03/2024

Renovação e Fortalecimento

 
Você sabe qual é a maior categoria de trabalhadores urbanos do Brasil? É só você observar a quantidade de lojas de rua, shoppings, atacados e farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais, para concluir sobre o elevado número de homens e mulheres que lá estão atendendo os interesses de consumo da população. Em São Paulo, são cerca de 2,5 milhões de trabalhadores que têm seus interesses defendidos por 72 Sindicatos Filiados à Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, a Fecomerciários. 
 
Reeleição 
Pois bem, foram essas entidades que confiaram a mim a reeleição à presidência da Federação, no pleito realizado dia 19 de fevereiro, na capital paulista. Comigo, estão mais 17 dirigentes sindicais comerciários. Obtivemos 100% dos votos válidos, o mandato é de cinco anos, sendo que a atual gestão vai até 22 de março de 2024. Esta eleição traz consigo a proposta de continuar com os trabalhos que estão dando certo e inovar aqueles que se mostrarem necessários. É preciso reorganizar para avançarmos ainda mais! 
 
Projeto Fênix
Para tanto, faz parte das nossas propostas, incrementar os trabalhos unitários das nossas nove regionais instaladas no Estado com atuações em várias frentes, constantes em nosso recém-lançado Projeto Fênix. Estas regionais são integradas pelos nossos 72 Sindicatos Filiados e o projeto tem como objetivo renovar e fortalecer a representação comerciária paulista.  
 
Tempos modernos
Lançado dia 21 de setembro, durante o 28º Congresso Sindical Comerciário,  o Projeto Fênix  vai nortear as atividades da  Diretoria eleita da Federação. Até 2029, a Fecomerciários, juntamente com os comerciários e práticos de farmácia, vão atuar para inovar as entidades sob a ótica dos tempos modernos. Conforme defendido pela chapa eleita dia 19, esta espécie de renascimento da atuação comerciária paulista (assim como o mitológico pássaro Fênix), encontra no projeto o espaço certo para se renovar, se fortalecer e avançar nas conquistas econômicas e sociais para os trabalhadores. 
 
Integração
Pautam essas futuras ações as palavras “Renovação”, “Fortalecimento”, “Solidariedade” e “Cooperação”. A Diretoria da Fecomerciários eleita prevê a sua execução por meio da perfeita integração entre diretores e funcionários da Federação com funcionários e presidentes dos Sindicatos, que têm a prerrogativa de selecionar os profissionais que vão integrar esse projeto. Trata-se, portanto, de uma proposta transformadora que materializa a visão compartilhada de um futuro ainda mais atuante das entidades comerciárias paulistas com o inevitável fortalecimento das suas representatividades. Nossa nova Diretoria está pronta para implementar o Projeto Fênix em toda a base territorial da Federação no Estado e, assim, melhorar as condições de vida e de trabalho das comerciárias e dos comerciários. Afinal, é com este propósito que fomos eleitos! 
 
A Diretoria  
 
Presidente - Luiz Carlos Motta 
Primeiro Vice-Presidente - Aparecido de Jesus Bruzarosco- Ourinhos
Segunda Vice-Presidente - Márcia R. R. Caldas Fernandes- São José do Rio Preto
Terceira Vice-Presidente - Maria A. C. dos S. Marques- Votuporanga
Diretor Secretário - Edson Ramos- São Paulo
Primeiro Diretor Secretário- Amauri S. Mortágua- Tupã
Tesoureiro- Jair Francisco Mafra- Mogi das Cruzes
Primeiro Diretor Tesoureiro- José C. da Silva Longo- Catanduva
Diretor Social- Carlos Dionísio de Morais- Taubaté
Diretor de Formação Sindical- Eurípedes Barsanulfo Gonçalves- São José dos Campos
Diretor Cultural- Milton de Araújo- Jundiaí
Diretor de Patrimônio-José Carlos Aparecido Pelegrini- Matão 
Diretor para Assuntos Trabalhistas e Jurídicos- Luciano Alves Ribeiro- Itu 
Diretor de Seguridade Social- Ademar Gonçalves- Santo André e ABC Paulista. 
Diretor de Relações Internacionais- João Peres Fuentes- Bragança Paulista
Diretor de Esportes e Lazer- Paulo Cesar da Silva-Limeira
Diretor para Assuntos Institucionais e Políticos- Charles Eduardo Fernandes- Cruzeiro 
Diretor Habitacional- Mario Aparecido Herrera- Marília 
 
*Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)