SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// O que seria do fim de ano sem os comerciários? //

Publicada em 14/12/2023

O que seria do fim de ano sem os comerciários?

*Por Milton de Araújo

 

 

Enfim, chegamos ao término de mais um ano. Passamos por muitos períodos desafiadores, enfrentados com força e unidade por todos que compõem o nosso Sindicato, pois nós representamos uma das categorias mais antigas e trabalhadoras do mundo. Os comerciários, ou, os empregados no comércio.

 

Sem desmerecer toda a infinidade de categorias profissionais que contribuem para o desenvolvimento das cidades, no mundo todo, os comerciários levam, sozinhos, a dura missão de movimentar, de fato, a economia. Vender, negociar, transpor as barreiras sociais e econômicas e fazer a moeda circular, já que das vendas depende toda sua renda. Ou seja, não são apenas os fatores externos que determinam o aumento das vendas, mas a capacidade de cada vendedor de fazer o seu melhor e conseguir, assim, atingir suas metas e objetivos. Nem sempre isso é fácil.

 

Mas as festas de fim de ano chegaram para o entusiasmo da categoria que vê, nessa época, uma oportunidade de aumentar sua renda. E como tudo que é bom tem um preço, para os comerciários não é diferente. Dezembro é, como eles dizem, “puxado”. Trabalha-se muito. Por isso, é preciso valorizar o comerciário. Oferecer a ele, sobretudo, condições dignas de trabalho e garantir seus direitos.

 

Com isso, deixo aqui uma reflexão a todo. Para que, na noite de 24 de dezembro, quando estiverem reunidos com a família, trocando presentes e desfrutando de uma farta ceia de Natal (que assim Deus permita), lembrem-se daqueles que lhes atenderam no caixa do supermercado, que disponibilizaram as frutas com carinho nas gôndolas, aquela moça que sorriu ao entregar os pacotes embrulhados para presente, os que ajudaram a escolher o melhor perfume, separar as melhores flores, alcançar os produtos no alto das prateleiras... Todos aqueles que contribuem para que as festas de fim de ano sejam realizadas, sempre, com o mesmo brilho e a magia que todos desejamos.

 

Assim, o Sincomerciários de Jundiaí e Região deseja a todos um Natal farto e um Ano Novo repleto de realizações. Em nome da minha diretoria e meus funcionários, quero mandar um abraço especial para a família comerciária. Parabéns e obrigado por existirem.

 

*Milton de Araújo é presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região