SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// Fiel aos meus compromissos! //

Publicada em 27/03/2024

Fiel aos meus compromissos!

Por Luiz Carlos Motta*

 

Fui reempossado, recentemente, na presidência da maior entidade de trabalhadores urbanos do Brasil: a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo (Fecomerciários), devido ao pleito vitorioso de fevereiro. A cerimônia de posse ocorreu no Espaço Eco, mantido pela entidade na Estância Turística de Avaré. O mandato é de cinco anos. Todos os 72 Sindicatos Filiados à Fecomerciários estão contemplados na nova Diretoria.

 

Esta posse traz consigo a proposta de continuar com os trabalhos que estão dando certo e inovar aqueles que se mostrarem necessários. Entendemos que é preciso reorganizar para avançarmos ainda mais em termos de qualidade de vida e de trabalho dos comerciários e práticos de farmácia.

 

Fênix

 

Para tanto, faz parte das nossas propostas, incrementar os trabalhos unitários das nossas nove regionais instaladas no Estado com atuações em várias frentes, constantes no Projeto Fênix por nós idealizado. Estas regionais são compostas pelos Sincomerciários e Sinprafarmas filiados à Federação. Juntos, eles representam cerca de 2,5 milhões de trabalhadores.

 

O objetivo do projeto é renovar e fortalecer a representação comerciária paulista. Esse importante movimento acontece às vésperas do aniversário de 85 anos da Federação, a serem completados no próximo 9 de abril.

 

Inovação

 

Lançado em setembro passado, durante o 28º Congresso Sindical Comerciário, o Projeto Fênix vai nortear as atividades da Diretoria empossada. Até 2029, a Fecomerciários, juntamente com os comerciários e práticos de farmácia, vai atuar para inovar as entidades sob a ótica dos tempos modernos. Esta espécie de renascimento da atuação comerciária paulista, assim como o mitológico pássaro Fênix, encontra no projeto o espaço certo para se renovar, fortalecer e avançar nas conquistas econômicas e sociais para os trabalhadores.

 

Pautam essas futuras ações as palavras “Renovação”, “Fortalecimento”, “Solidariedade” e “Cooperação”. A Diretoria da Fecomerciários prevê sua execução por meio da perfeita integração entre diretores, membros dos Conselhos, assessores e funcionários da Federação com as diretorias e equipes dos Sindicatos, que têm a prerrogativa de selecionar os profissionais que vão por em prática o Projeto Fênix.

 

Transformação

 

Trata-se, portanto, de uma proposta transformadora que materializa a visão compartilhada de um futuro ainda mais atuante das entidades sindicais comerciárias paulistas com o inevitável fortalecimento das suas representatividades. Nossa nova Diretoria está pronta para implementar o Projeto Fênix em toda a base territorial paulista e, assim, melhorar as condições de vida e de trabalho das comerciárias e dos comerciários.

 

Brasília

 

Este novo mandato na presidência da Fecomerciários coincide com um momento muito especial na minha jornada como Deputado Federal, já no segundo mandato. O ano que se findou eternizou em meu trabalho a responsabilidade de ser o relator-geral do Orçamento Geral da União, tarefa que conduzi com compromisso e dedicação. De minha parte, quero agradecer publicamente pelo orgulho da tarefa que me foi confiada.

 

Orgulho não porque tudo fora resolvido ou porque esteja como era da minha vontade, mas por ter a certeza de que fui coerente com minha conduta de dialogar e construir caminhos possíveis - ouvindo o Governo, meus colegas congressistas, a sociedade organizada, a imprensa e todos com quem tive contato ao longo dos últimos meses. Consegui mostrar que o Orçamento não é apenas um conjunto de números. Ele é o resultado de escolhas deliberadas para alocar recursos em setores cruciais.

 

Trajetórias

 

Minha trajetória sindical, iniciada nos anos 80, trilhou o meu caminho na defesa dos interesses dos comerciários e práticos de farmácia paulistas. A partir dela, ganhei projeção estadual ao assumir a presidência da Federação e, em 2018, ser eleito para o meu primeiro mandato de Deputado Federal.

 

Garanto que jamais me afastei e, tampouco, me afastarei das minhas responsabilidades de presidente da Federação enquanto, ao mesmo tempo, exercer o meu mandato de Deputado Federal. Afinal, essas duas ocupações se complementam! Ou seja, sob o meu mandato de Deputado Federal também continuarei defendendo os interesses da categoria, da Federação e dos seus Sindicatos Filiados no Congresso Nacional.

 

Já sob a minha presidência, seguirei tratando das questões políticas, igualmente importantes para o sindicalismo comerciário paulista, sempre fiel aos meus compromissos! 

 

*Luiz Carlos Motta é Presidente da Fecomerciários, da CNTC e Deputado Federal (PL/SP)