SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// Extensão do horário do comércio aos sábados //

Publicada em 31/08/2023

Extensão do horário do comércio aos sábados

PALAVRA DO PRESIDENTE

Extensão do horário do comércio aos sábados

Com frequência sou abordado por populares e jornalistas questionando sobre a minha opinião quanto ao funcionamento do comércio de Jundiaí em horário estendido aos sábados, ou seja, após às 14h.

Em resposta gosto sempre de frisar que o meu papel é defender e proteger o trabalhador! E isso não significa dizer que sou contra a extensão do horário do comércio aos sábados. Porém, antes de iniciarmos uma discussão desse nível de importância, temos que garantir que todos os direitos trabalhistas, bem como dignidade da pessoa humana, sejam respeitados. 

Portanto, na condição de protetor do trabalhador, e exercendo esse papel de protegê-lo e defendê-lo, não posso, neste momento, na forma em que se encontra o centro da cidade, permitir que o trabalho seja estendido.

O público consumidor tem deixado de frequentar o centro por algumas questões, tais como: valores altos dos estacionamentos, falta de vagas rotativas, mendigagem, muitos usuários de drogas circulando, e até por uma questão já amplamente discutida, que é a da falta de segurança.

 

Há muito que o poder público vem tratando sobre revitalizar o centro da cidade, um trabalho árduo e com muitas tentativas louváveis, há de se considerar, mas ainda falta muito para que se consiga ver essa região revitalizada, segura, com estacionamentos com valores acessíveis a todos e movimentada como antes, por isso entendo que a extensão do horário para o trabalhador não seja viável nesse momento.

 

E, para finalizar, temos ciência de que, quando vai chegando próximo das 13 horas, não encontramos mais ninguém comprando ou circulando pelo centro, em razão dos poucos atrativos proporcionados e principalmente pelos fatores já expostos, portanto, estender esse horário não seria bom para os comerciários.

E aqui deixo uma pergunta: estender o horário é realmente a solução de estímulo à economia local?

 

Milton de Araújo

Presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região