SINCOMERCIÁRIOS - Sindicato dos Empregados no Comércio de Jundiaí e Região

// Milton de Araújo participa de Conferência da Uni Américas //

Publicada em 12/12/2024

Milton de Araújo participa de Conferência da Uni Américas

Evento internacional reuniu sindicalistas de 28 países

 

O presidente do Sincomerciários de Jundiaí e Região, Milton de Araújo, representou a categoria como membro efetivo do Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Comércio e dos Serviços (Sentracos) na 6ª Conferência Regional da UNI Américas, uma entidade sindical internacional cujo presidente Milton integra.

 

Com o tema “Solidariedade em Ação, Esperança Coletiva”, o evento marcou o retorno dos encontros presenciais e reafirmou o papel central da UNI Américas na construção de um sindicalismo forte, inclusivo e inovador, reunindo cerca de 600 delegados e observadores de 28 países do continente em La Falda, na província de Córdoba, Argentina, nos dias 6 e 7 de dezembro.

 

Em pauta, os desafios do futuro do trabalho, avanços tecnológicos e direitos trabalhistas, além de temas globais e regionais do movimento sindical, como emprego, trabalho decente, democracia, igualdade e sustentabilidade.

 

É a primeira vez que o presidente participa desse evento, que levou sindicalistas de centrais sindicais brasileiras como a UGT, representada na ocasião por diretores como Luiz Hamilton de Sousa e Rosilânia Corrêa Lima. Para Milton, “a conferência foi um marco para a troca de experiências e reforço das alianças entre organizações sindicais do continente”.

 

Na ocasião, o presidente da UNI Américas, Héctor Daer, reforçou o papel do sindicalismo na luta contra as desigualdades sociais. “Precisamos de um sindicalismo forte para enfrentar corporações que ignoram a soberania dos estados e aprofundam disparidades econômicas e sociais”, afirmou Daer.

 

Uni Américas

 

A UNI Global Union é uma Federação Sindical Global para os setores de habilidades e serviços, unindo sindicatos nacionais e regionais. Possui sindicatos filiados em 150 países que representam 20 milhões de trabalhadores. Já ratificou mais de 50 Acordos-Quadro Globais com empresas multinacionais para a promoção do trabalho decente e em defesa dos direitos universais dos trabalhadores.